Blog por Marcia Denardin

terça-feira, 17 de maio de 2016

Dia Mundial da Esclerose Múltipla




Oi pessoal!

Estamos no mês de maio, mês que abriga o dia mundial de conscientização sobre esclerose múltipla. Aqui no Brasil costumamos falar e nos mobilizar sobre tudo que envolve a EM no dia 30 de agosto, dia nacional de conscientização que existe há 10 anos. As associações e os grupos de pacientes realizam palestras, encontros, distribuição de material informativo para divulgar a doença, os sintomas e o tratamento.
Diferentemente do dia nacional, o dia mundial acontece sempre na última quarta-feira de maio, e a cada ano traz um tema diferente para discussão, o que permite compartilhar histórias de quem convive com a esclerose no mundo inteiro.
Eu tomei conhecimento do dia mundial e da campanha global desde a sua primeira edição, em 2009, mesmo ano em que foi lançado o clipe Beautiful Day com o objetivo de chamar a atenção das pessoas em todo mundo e motivá-las a aprender mais sobre esta doença e fazer parte deste movimento. Os primeiros a se interessarem pela nossa causa foram os rapazes da banda irlandesa U2, que cederam a música Beautiful Day para a campanha de mesmo nome. Um sucesso. E vou contar pra vocês que assistir este clipe me fez um bem enorme, a gente acaba se identificando em vários momentos com os personagens. E foi exatamente por causa deste vídeo, desta campanha, que vi a importância de fazer parte deste movimento. E aqui estou, já são sete anos trabalhando para que cada vez mais esta doença de jovem seja conhecida, que diagnósticos precoces sejam feitos e que os tratamentos não sejam interrompidos.
O dia mundial desde ano será em 25 de maio, e vai ser especial. Ano em que retomei o projeto do blog nascido por influência do dia mundial, e que coloco em pratica algo que sempre vi como fundamental, a qualidade de vida do paciente, o prazer de estar em contato com outros esclerosados, de ter a possibilidade de realizar sonhos e de viver além da esclerose.

Nossa programação está imperdível,

Bate-papo sobre EM - "A EM não pode me impedir"

Quarta-feira 25 de maio 2016.

Local: Royal Plaza Shopping - Hall de entrada

Hora: 14:30min

Convidados:

O casal

Bruna Rocha Silveira do Blog Esclerose Múltipla e Eu

Jota Santos Jr do Blog do Jota - AME

O Cartunista

Rafael Corrêa do Memórias de um esclerosado

O novato

Luiz Roese - Jornalista

A professora

Vanessa Medeiros do Curso de Terapia Ocupacional da Unifra

Teremos ainda uma exposição dos trabalhos do Rafael Corrêa e sessão de autógrafos.

No encerramento muita música

Janu Ubert
Renato Mirailh
Will Bitencourt

Nos encontramos lá!

Um beijo, e até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário