Blog por Marcia Denardin

domingo, 2 de outubro de 2016

Outubro Rosa - Deixe esta causa tocar você!

Oi pessoal, tudo bem? 

Nestes últimos meses tive na minha família uma experiência muito difícil em relação ao câncer de mama, que quero dividir com vocês num outro post.
Hoje eu quero trazer algumas informações sobre esta campanha linda e super importante que é o outubro rosa e a conscientização desta doença.
Precisamos nos tocar desde sempre, conhecer nosso corpo e ao menor sinal de que algo não parece normal, precisamos procurar um médico. O diagnóstico precoce e o tratamento correto é a chance de cura e pode significar a diferença entre a vida e a morte. 

Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?"

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, mais uma campanha Outubro Rosa. 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários. 

Sintomas


Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.



Resultado de imagem para outubro rosa

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


 Fonte: Inca, Ministério da Saúde e Portal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário