Blog por Marcia Denardin

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Entrevista sobre a proposta de um novo protocolo clínico para EM

Oi pessoal,

Ontem entrevistei no programa que apresento diariamente pela Rádio Guarathãn, o porta-voz do BCTRIMS Fabio Siquineli sobre a proposta de um novo protocolo de tratamento para  EM que será apresentado no XVII Congresso Brasileiro de EM  e Neuromielite Óptica ( de 22 a 25 de junho em SP).
"A nossa ideia é propor um protocolo em que a medicação seja adequada a cada caso. O principal problema do atual PCDT é que ele não distingue a gravidade dos casos dos pacientes recém-diagnosticados com esclerose. Sendo assim, obrigatoriamente, a mesma linha de tratamento deve ser seguida para todos eles. Isso atrasa o tratamento, especialmente nos casos mais graves, e pode
gerar, consequentemente, mais sequelas para o indivíduo, internações e gastos de saúde para o governo."
O Comitê busca ainda a inserção de novas medicações para o tratamento da E.M no Sistema Único de Saúde (SUS), e defende a permanência de outras terapias que podem ser retiradas do atual PCDT.
“Quando o indivíduo participa da decisão de seu tratamento junto com seu médico, a adesão a ele é muito maior. Retirar opções do SUS e não incluir novidades médicas prejudica a saúde e a segurança do paciente.”
O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da esclerose múltipla foi criado em 2010 e a última atualização foi feita em maio de 2015. Cabe à Secretaria de Atenção à Saúde aceitar ou não a proposta do BCTRIMS, que será apresentada à comunidade médica pela primeira vez hoje, 22 de junho, no Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica.

Acompanhe a entrevista.

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário