Blog por Marcia Denardin

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A força e a vontade que a esclerose não tira!




Oi gente, tudo bem?

Neste ano resolvi trazer de volta este projeto de escrever sobre minha vida, minhas experiências com a companheira de estrada "esclerose múltipla". Não foi como panejei, a vida da gente é imprevisível, assim como a EM, mas posso comemorar mais um ano sem surto, sem crise, sem pulsoterapia e sem internação. É uma vitória pra quem até 2013 tinha 50 internações por causa desta companheira de jornada. Mas ela me trouxe coisas boas também, aprendizados, amigos e conquistas. 
Não consegui escrever com a periodicidade que gostaria, nem levei adiante o projeto do vivendo em vídeo, mostrando um pouco do meu trabalho (apresento um programa diário no rádio), da vida social (adoro um barzinho com música ao vivo) e coisas bem rotineiras, como quando vamos ao supermercado ou pegar nossa medicação na farmácia de alto custo. Mas para este ano que está chegando cheio de folhas brancas esperando nossas histórias, eu quero sim poder escrevê-las lá, uma a uma. 
Como disse noutro post, passei por um baita problema de saúde na família, que me permitiu saber que temos mais forças dentro de nós do que jamais imaginávamos. Um diagnostico de câncer de mama com metástase óssea e que teimou em ser mais forte que minha mãe, depois de ter passado 30 anos quietinho, esquecido. Mas como falei, descobrimos que podemos ser mais fortes do que pensamos, e lutar sempre. Ela está melhor do que qualquer prognóstico mais positivo que pudesse ser feito. Graças a Deus, aos médicos e principalmente a força e coragem dela, que preferiu viver e lutar. Neste período de busca do diagnóstico, da descoberta, da cirurgia e de cuidados especiais, descobri a força que achava que não teria. Nós esclerosados temos muitas vezes dificuldades de tomar banho, lavar o cabelo, vestir uma roupa, imagina então fazer isto em outra pessoa. Não sabia que fosse capaz, mais fui. Dei banho, lavei o cabelo, vesti, fiz curativos e acordei muitas vezes durante a noite para ver se estava tudo bem. Olhando pra tudo que vivemos nestes meses eu acredito cada vez mais na nossa vontade, nosso querer. Eu queria que ela fosse bem cuidada, queria fazer o que fosse preciso para que ela ficasse bem, e fui fazendo. Até pensei algumas vezes que seria "cobrada" pelo esforço fora da normalidade, que precisaria ir com mais calma e que um surto viria a qualquer momento. Mas sabe quando não dá pra não fazer nada? Então, não sei explicar, mas no final, tudo deu certo. Hoje não preciso mais dar banho, lavar cabelo... mas os cuidados, a companhia, o apoio necessário para as tarefas diárias mais pesadas ainda continuam, e eu também continuo firme. 
Por tudo isso, acredito neste novo ano que está nascendo, que poderemos ser felizes do nosso jeito. Enfrentando as dificuldades, acreditando nesta força que vem de dentro de nós. Temos dificuldades sim, tem dias que é difícil levantar da cama, que tudo doí, mas precisamos acreditar que podemos viver além da esclerose, e mais, que podemos ajudar, de novo, do nosso jeito. Mas principalmente precisamos acreditar que podemos ser felizes, e este é o meu desejo pra vocês, que estiveram comigo neste ano. 
Então, vamos ser felizes juntos neste novo ano e vivermos além da esclerose?

Um beijo grande, 

Até mais!

2 comentários:

  1. Advogado, esclerosado há mais de 10 anos, ex obeso mórbido, atual maratonista! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só como a gente consegue! Parabéns, e eu pro próximo ano quero muito começar a correr. Um abração, feliz ano novo.

      Excluir